16 de out. de 2012

Para comer bem em Edimburgo

 Comer bem em Edimburgo é tarefa fácil: são muitas, mas muitas mesmo as boas opções para café, lanchinho, almoço e jantar na cidade. E comer bem e barato também não; afinal, são vários os restaurantes com menus de almoço e jantar por preços desde inacreditáveis 6,95 libras por dois pratos (e pratos únicos desde 4,50 libras) - isso sem falar dos lanches da vida.
 Na curtíssima e curvilínea rua Victoria, que vai de Grassmarket para a Royal Mile, na Old Town, há vários lugares bacanas e bem baratinhos: ambiente fofinho, boa comida, serviço ok e menus de dois passos por no máximo 10 libras, como a Maison Bleue.
Para refeições de preço médio, na Old Town, ficam o excelente The Witchery, às portas do Castelo, e o bem bom Ondine, na George IV Bridge, vizinho à Royal Mile.
 O Ondine (acima) é maior, mais moderno e barulhento, mas também bem gostoso. Como a casa lota sempre, o balcão oval do bar também é posto com serviço de mesa e fica cheio igual - boa para quem vai sozinho. Bons drinks e pratos (sobretudo fruto do mar), serviço médio. E tem menu promocional de almoço ou early dinner.
 No fofo The Witchery (acima), há dois ambientes: um, oficial, mais escurinho e pequeno, próprio para um jantar romântico, e um chamado de "garden", cheio de luz natural, maior, pé direito bem alto, perfeito para o almoço. Ótimo serviço, excelente comida - menu de 3 pratos por 30 libras (tem opções mais baratas com opções de 2 passos).

Na New Town, o restô do fofíssimo hotel Tigerlily (acima) foi das melhores surpresas da viagem: vieiras maravilhosas, serviço fofíssimo, com staff ultra simpático, ambiente de-li-ci-o-so, drinks ótimos. Gostei MUITO. E tem menu ali por 15 libras.
E tem também várias outras opções com preços bem acessíveis, como o italiano de Jaimie Oliver na Rose Street.
 Para comer investindo mais, vale o badalado Cucina, dentro do Hotel Missoni, na Old City, de cozinha italianíssima, e o estrelado 21212, de Paul Kitching.
Os preços no Cucina (acima; repara só nas louças e na toalha ;D) não são absurdos, não; mas espere gastar umas 50 libras por pessoa para jantar com uma taça de vinho. Os pratos são muito bons, bem italianos mesmo; o ambiente é bem informal e o serviço é bom também.
Já a casa de Kitching (acima), estrelado no Michelin mas absolutamente no frills, é uma delícia: pequenininha, com open kitchen para o salão (a gente vê o próprio Kitching trabalhando e brincando com o resto da equipe), tem staff super jovem e serviço muito, muito bom mesmo, ultra atencioso. Mas o jantar do 21212, ainda que genial (foi minha melhor refeição da viagem), é caro: o menu de cinco passos custa 68 libras por pessoa, sem bebidas (os vinhos têm preços bem razoáveis, btw). Meu conselho? Vá na hora do almoço, quando o menu de três passos vale bem mais convidativas 28 libras ;)

Um comentário:

raq disse...

gostei muito mesmo do the dogs. da comida e do ambiente. tipo do lugar que eu queria perto da minha casa http://www.thedogsonline.co.uk/