23 de set. de 2012

Pepenero: a melhor refeição de toda a viagem

O restaurante fica no subsolo de um edifício tombado; mas os móveis são cheeeios de bossa
 Não posso dizer que não comi bem na viagem. Aliás, acho que seria uma heresia sem fim um ser humano ousar dizer que não comeu bem na Itália, que dirá na Toscana! Nas duas semanas dessa última aventura toscana, comi muito, e comi muitíssimo bem - só dois restaurantes deixaram a desejar; todos os outros foram de bons a muito bons.
 Mas houve um restaurante que eu não poderia classificar pessoalmente como nada além de fenomenal: o almoço no fofo e badaladinho Pepenero foi simplesmente a melhor refeição de toda a viagem. O restaurante do chef-celebrity Gilberto Rossi - que é pura simpatia e sorrisos e fica literalmente na cozinha dando todas as coordenadas, btw - fica na igualmente fofa San Miniato, com um ambiente todo descoladinho e modernex.

O Rossi-pura-simpatia
 Quando a gente desce pela escadinha que sai de uma porta estreita nem imagina o ambiente hypadinho que se encontra lá embaixo, todo cheio de móveis de design e louças coloridas. São três ambientes pequenos na área interna, com cozinha à vista no meio deles, e mais um fofo terraço externo, perfeito para um almoço num dia quente e ensolarado como o dia em que estive lá.
O terraço gracinha
O serviço é excelente, principalmente para os padrões italianos: garçons jovens mas super simpáticos, rápidos e atentos, uma graça. E a comida... putz! Que almoço!!! Pra começar, os antipasti eram todos oriundos da Macelleria Falaschi, sobre a qual falei ontem aqui no blog pra vocês: fresquíssimos e saborosos. 

 E o primo piatto... o melhor de toda a minha viagem: um tagliatele al tartufo bianco simplesmente DI-VI-NO.
Tava tão bom, mas TÃO bom...
... que merece um CLOSE!
 O vinho também foi de responsa, com ótimo custoXbenefício:
O prato principal, seguindo a recomendação da casa, foi uma bela tagliata com ovo de codorna e, claro,  tartufo <3 carne="carne" de="de" e="e" eu="eu" excelente="excelente" f="f" n="n" nem="nem" o="o" olha="olha" ovo="ovo" p="p" que="que" sou="sou">
 E um sorvetinho-creme de limão com frutas vermelhas para arrematar. SHOW.
 E pensar que, do lado de fora, a gente nem daria nada pelo local, não é?
A portinha discreta, ultra low-profile, do gigante Pepenero
Anota aí: fecha terças o dia todo e sábado no almoço. Mas não dá pra perder. GE-NI-AL.

Nenhum comentário: