22 de set. de 2012

Macelleria Falaschi: o precursor do slow food na Toscana

 San Miniato é absolutamente uma graça de cidade. Das mais pitorescas e acolhedoras da Toscana. E, não bastassem suas referências arquitetônicas, históricas e etruscas, San Miniato virou também uma baita referência na gastronomia mundial - e, muito em parte, graças à Macelleria Falaschi, que há quatro gerações leva gente de distintas partes do mundo até lá só para comprar suas carnes e embutidos.
A fachadinha discreta da Macelleria...
... e um imagem da fofa San Miniato
 Qual não foi minha surpresa ao entrar ali e encontrar o próprio signore Sergio Falaschi no salão - o cara virou uma referência no slow food mundial e foi um dos precursores do movimento na região da Toscana. Ali fizeram fama suas salsichas (sem trocadilhos, plissss), sobretudo o mallegato, uma espécie de salsicha de sangue (como a morcilla espanhola) e outros embutidos à base de carne crua.
A simpática atendente do açougue...
... e, ei!, olha só quem também está atrás do balcão :D
 Il signore Falaschi é tímido, mas ao mesmo tempo fala muito clara e didaticamente, de uma maneira fácil de entender. Explicou rapidamente o processo do produção e até mostrou rapidinho sua câmara fria. Foram só dez minutinhos de prosa, e, enquanto isso, entraram e saíram cinco pessoas diferentes buscando suas encomendas ali na salinha apertada.
Falaschi dá uma canjinha de seus conhecimentos ali mesmo, em meio às carnes
 Tem gente que vai até San Miniato praticamente só para comprar os produtos do Falaschi, dada a garantia de qualidade deles. E ele também, é claro, fornece matéria prima para inúmeros restaurantes toscanos, como o excelente Pepenero, do qual falarei em outro post.
 Não sabe se curte a ideia? não tem problema: logo à entrada do açougue fica uma mesinha com um pratinho de "amostras" justamente para os novos clientes provarem e conhecerem seus produtos. A salsicha de carne crua estava lá, claro, primeirona da fila ;)
Vai uma salsicha crua aí?
Pra visitar.

Nenhum comentário: