27 de set. de 2012

Cooking Class no Centro Alain Ducasse na Toscana

Uma fotinho da lindíssima propriedade de Mr.Ducasse na Toscana
 Participar de uma cooking class numa viagem à Toscana, seja ela qual for, é meio que um must do em qualquer viagem a essa adorável região italiana. A gente pode se inscrever em qualquer aula de culinária da tiazinha da esquina ou do hotel em que estamos hospedados que é sempre um baita prazer - afinal, cozinha italiana é tão boa que até quando dá errado é uma delícia! :D
A faca só faz figuração; mas o avental a gente veste na aula e depois leva de lembrança pra casa
 Então foi muito feliz da vida que, durante meus últimos dias toscanos, aceitei um convite para me juntar a uma cooking class do Centro Alain Ducasse que fica no belíssimo L´Andana, na região de  Grosseto. A família Luz já tinha feito a cooking class do Andama; então eu estava empolgada.
A apresentação dos "equipamentos" a serem utilizados na aula
Quem dá o curso é o chef Omar Agostini, pupilo de Ducasse, que mantem no Trattoria Toscana a celebrada estrela Michelin conquistada em 2007. O Omar é bem prático e de pouca conversa, mas é simpático; na aula dele rolam pouquíssimas brincadeiras, mas ele faz questão que todo mundo beba vinho durante a atividade :D
Ele mostra empolgado: "o movimento tem que ser sexy na preparação de uma massa" o.O
Na minha aula, o prato em questão era a "chitarrina", uma massa caseira feita com iogurte. Com 3 homens e 3 mulheres na cozinha, deixamos os meninos fazerem a parte chata de picar a cebolinha, por exemplo, mas todo mundo colocou, literalmente, a mão na massa.
Cada um faz suas bolinhas de massa...
 A parte boa foi que o Omar ensinou o pulo do gato na hora de "misturar" todos os ingredientes, que é algo que os cozinheiros de primeira viagem dificilmente aprendem.
... e la vai o chef "refazê-las" para que fiquem perfeitinhas
 Mas legal mesmo foi cortar a massa na máquina (em casa é na base da faca messss) e ver ela sair lindinha em tiras - embora nem de longe as tirinhas fossem lindas como as do chef, é claro.
Cada montinho são as tirinhas de massa feitas por um aluno...
... e essas são as do Chef, é claro
 No final da aula, terminada a "pressão" :-D, Omar relaxou e até bateu um papinho bem-humorado com os alunos, enquanto todo mundo ganha "certificado" de participação.
Ele bate um papinho após a entrega dos...
... certificados (desculpaê :P)
A aula é metódica, como toda aula dada por chef mais tradicional (as aulas das mammas italianas costumam ser mais empiricas e interessantes - mas vale saber que elas também são bem mais bravas, em geral o.O), mas foi uma experiência bem bacana para preencher uma tarde linda de quase primavera.
A massa fresca  espalhada pela mesa de trabalho, esperando para ir ao fogo...
... e depois já preparadinha, com abobrinhas e tudo, pra gente degustar
Para os interessados, o corso di cucina do Andana vale 140 euros por pessoa.

Nenhum comentário: