29 de set. de 2012

Carrara além do mármore

As estátuas obviamente são feitas de... mármore!
 Já contei aqui sobre o tour bacanão e divertido que eu fiz pelas cavernas de mármore de Carrara. Continuo achando que foi das coisas mais legais dessa última viagem. Mas é preciso dizer, sim, que Carrara vai além disso; a cidade é uma graça e vale a pena ser visitada em seu centrinho histórico também.
As montanhas branquinhas de mármore são vistas de todo canto da cidade
 O centro é pequeninho, fácil de ser explorado à pé. São vários os museus, cafés, restaurantes e lojinhas para fazer a alegria de todo turista. O Museo del Marmo, por exemplo, é visitinha obrigatória para entender a história da cidade e a importância do mármore desde seu princípio - incluindo dados sobre a extração do mármore na época dos romanos.


Os moradores de Carrara são enfáticos: "não somos apenas a cidade do mármore. Somos também a cidade de mármore". Ou, como bem disse nosso guia local, Gabrielle, "desde sempre, o mármore não é nossa fonte de renda; é o pão nosso de cada dia, nossa cultura, nossa origem, nossa história. Está em nosso sangue".

A deliciosa biblioteca do museu

 Andar pelas ruas do centrinho é uma delícia, entre bikes, crianças brincando em skates e patinetes, motos e carros espremendo-se nas vielas mais estreitas, no melhor estilo Nápoles.


 As casas são cheias de detalhes históricos na própria arquitetura e fachada. Esses recipientes redondos na foto acima, por exemplo, eram usados como latrinas provisórias na época em que ninguém tinha banheiro em casa :/

 A Catedral é linda por dentro e por fora e contém uma das mais curiosas representações da Anunciação de Maria.

 E pausa para um autêntico cafezinho ali é que não falta. A pracinha principal, construída no melhor esquema "plaza mayor espanhola", tem vários deles.

 Em Carrara vale a pena andar não apenas olhando pra cima, mas também para baixo; ali até as sinalizações de rua e detalhes das praças e avenidas são todos feitos em, obviamente, mármore. Saca só a faixa de pedestres ;)
Gostoso mesmo. Dá pra conhecer num dia, e com tranquilidade (incluindo um tour de 2h30 pelas cavernas de mármore). Quem anda pensando num destino para bate-e-volta, taí um perfeitinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindas ruas tem Carrara!
Gsotosa cidade!
Bjs
Carmen L.